Respondendo diretamente à pergunta, é difícil prever até onde o Bitcoin pode chegar, pois há muitos fatores que influenciam o preço do Bitcoin, mas certamente estamos em um momento de testemunhar eventos históricos no mercado cripto. O Bitcoin atingiu hoje [05/03] mais de USD 69.000 em algumas exchanges e ultrapassou seu máximo histórico de USD 68.991. Mas também é importante mencionar que, neste exato momento, houve uma correção no mercado e seu preço estava próximo de USD 67.500.
No entanto, sabemos que a volatilidade é algo normal no mercado cripto e também é verdade que o halving programado do Bitcoin para o mês de abril despertou muitas expectativas, levando tanto investidores individuais como institucionais a investirem nesta moeda digital.
Também há especulações sobre uma possível redução na taxa de juros nos Estados Unidos, o que geralmente faz com que o dólar caia e o preço do Bitcoin suba. A pouco tempo, por exemplo, o Bitcoin superou momentaneamente a capitalização de mercado da prata, alcançando um novo recorde histórico de US$ 1,35 trilhões, e poderia continuar marcando novos recordes históricos.
Fatores como a crescente adoção institucional, a percepção do Bitcoin como um ativo de proteção contra a inflação e a implementação de melhorias tecnológicas na rede estão contribuindo para esse aumento de preço, e durante 2024 podemos ver novos marcos em relação ao seu preço.
É importante também considerar que este aumento ocorre às vésperas de um evento conhecido como "halving" ou redução pela metade da recompensa de mineração do Bitcoin, que ocorre aproximadamente a cada quatro anos e pode influenciar a oferta da criptomoeda ao diminuir a quantidade de novos Bitcoins gerados. Esta redução na oferta pode criar escassez e aumentar a demanda, o que potencialmente impacta positivamente não apenas o preço do Bitcoin, mas também de outras criptomoedas.
Denise Cinelli é Country Manager Brasil da CryptoMarket, uma mas maiores exchanges de criptoativos da América Latina
Mín. 19° Máx. 22°