Vemos hoje em dia, uma grande procura desse procedimento, não somente por mulheres, mas também por homens. É um procedimento que retarda ou elimina a remoção do pelo em regiões corporais e faciais.
Temos uma variedade de tecnologias e marcas que realizam esse procedimento, que oferece praticidade para não precisar fazer um evento durante o banho, pois convenhamos o dia de se depilar levamos mais tempo no banho do que deveria rsrs. E tem as pessoas que não têm paciência e paga profissionais para realizar a depilação manual, mais conhecido por cera que o método mais antigo de depilação que temos e como isso o investimento também é maior.
Muitos profissionais divulgam como a depilação definitiva, mas devemos lembrar que nem todos os indivíduos terão esse resultado, pois o crescimento do bulbo capilar é dependente da testosterona. Algumas mulheres têm mais outras menos e com isso depois de um tempo, os pelos podem sim voltar. Depilação a laser para ser efetiva, precisa ser realizada por um aparelho que reconhece a melanina (dá cor ao pelo), e pessoas que
já tem pelos brancos não terão um resultado efetivo dessa tecnologia. Por isso, realize a depilação a laser enquanto seus pelos são pretinhos, pois infelizmente hoje no mercado não há uma tecnologia para depilação de regiões que já tenham pelos brancos.
COMO O LASER É EFETIVO PARA IMPEDIR O CRESCIMENTO DO PELO?
São feixes de luz de alta intensidade que cauteriza o pelo (queima) esse pelo recebe um calor intenso a ponto de causar um trauma no bulbo capilar e com o tempo ele deixa de produzir o pelo, fazendo com que o pelo demore mais para crescer.
QUAIS TECNOLOGIAS SÃO EFICAZES PARA DEPILAÇÃO A LASER?
Temos o Alexandrite, Diodo e Nd-Yag. A diferença entre eles é o parâmetro de onda emitida agindo superficialmente ou mais profundo. Sendo a tecnologia de Diodo e Nd-Yag mais indicado para peles negras, pois possuem menos absorção de luz fazendo com que tenha menor risco de queimaduras.
QUANTAS SESSÕES SÃO INDICADAS?
O número de sessões recomendas são em torno de 10 a 12 sessões, o que vai determinar o número de sessões é a espessura do pelo, quanto mais grosso e pigmentado maior será o número de sessões. A falta de efetividade na depilação não é dependente de aparelho ou tecnologia e sim de fatores hormonais e genética do pelo.
DEPÍLAÇÃO A LASER DÓI?
Sabemos que isso é relativo para qualquer procedimento, pois algumas pessoas tem um limiar de dor mais tolerado que outras, mas se você é uma pessoa extremamente sensível e têm o sonho de livrar dos pelos, vou te indicar a tecnologia de Luz intensa pulsada que também oferece esse resultado, porém você precisará realizar mais sessões comparada com a depilação a laser.
DEPILAÇÃO A LASER É UM INVESTIMENTO ALTO?
Não, se comparado com a depilação com cera. Exemplo: se você paga por mês 60,00 para realizar uma depilação intima por exemplo, essas sessões você faz a cada 21 dias mais ou menos. No período de um ano você teria que fazer mais ou menos 18 sessões. O valor cobrado na depilação a laser ficaria bem próximo do que você já paga com depilação com cera, porém ele é um pouco mais alto por ser um aparelho que realiza a sessão de forma mais rápida e o tempo que você fica sem precisar se depilar é maior e o aspecto da pele também deixa a pele bem mais lisinha que a depilação com cera.
QUANTO TEMPO PRECISA DE MANUTENÇÕES? A manutenção vai depender do seu ciclo hormonal. Mulheres que fazem ingestão de anabolizantes por exemplo, precisam de manutenções em período mais curto, por estimular mais a produção de testosterona que têm relação com o crescimento mais rápido dos pelos. Claro que quanto mais fino e menos grosso estiver seu pelo, menos sessões será e para isso é necessário, manutenções
anuais para manter o retardo do crescimento do pelo que varia a cada 6 meses ou 1x ao ano.
QUAL RESTRIÇÃO PARA REALIZAR O PROCEDIMENTO?
Para gestantes, pessoas que tenham doenças auto imunes, que fazem uso de medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele à luz/sol, que apresentam lesões de pele, rosácea, vitiligo nas áreas que deseja tratar, pele bronzeadas (com exposição ao solar recente); uso de Roacutan (realizar depilação a laser 8 meses após o término do tratamento), pessoas que possuem pelos brancos, ruivos e loiros (ausência de resultados), uso de marca-passo, pacientes oncológicos (câncer), peles com tatuagem na região tratada, peles com melasma (mais comum na região do buço), pacientes com pré disposição para queloides, pacientes com diabetes não controlada, imunossuprimidos, hipertensão não controlada;
Têm mais alguma dúvida sobre depilação a laser que não tenha visto neste artigo? Coloque nos comentários que a Dra responderá.
Por
Dra Priscila Basto – Biomédica Esteta
Especialista em Estética Avançada.
Mín. 23° Máx. 27°