É bem verdade que a vida de borrachinhas, braquetes e fios pode ser a maior dúvida de alguns pacientes, mas com o aparelho invisível isso pode mudar, a sua percepção sobre os aparelhos ortodônticos. Perfeito para quem quer aliar a estética com o tratamento, o acessório tem conquistado cada vez mais espaço nos consultórios, possuindo uma diversidade de aparelhos para fazer correções ortodônticas. O aparelho invisível é confeccionado para cada paciente, com estudo em um planejamento feito antes do início do tratamento.
É feito o escaneamento digital da arcada dentária do paciente utilizando um scanner intraoral. O dentista simula, no computador, as movimentações que precisarão ser feitas para corrigir as imperfeições ortodônticas. Esses alinhadores transparentes serão trocados em sequência e essa pequena variação é o que vai promover as movimentações dentárias e o paciente terá as consultas mais espaçadas.
O próprio paciente é quem faz a troca do aparelho conforme a orientação do dentista. Afinal, esse dispositivo é móvel, não fica colado nos dentes, por isso pode ser retirado da boca na hora de comer, escovar os dentes e quando necessitar. Uma das vantagens do aparelho invisível também é a sua maior restrição, que é a remoção. Por serem mais fáceis na remoção, há uma tendência de perder o aparelho ortodôntico por crianças e adolescentes e com isso o tratamento pode levar mais tempo para ser finalizado, variando de acordo com a colaboração do paciente. Por isso, o acessório costuma ser indicado apenas em casos clínicos mais simples.
Sendo assim, é importante conversar com o seu ortodontista e não se basear em casos de amigos e conhecidos. Apenas o seu dentista saberá indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso.
Atenção com à Alimentação, como no início do tratamento ortodôntico, o paciente precisa estar ciente de que haverá mudanças no que diz respeito a sua alimentação e no caso do aparelho invisível, não poderia ser diferente. As bebidas como café, refrigerantes e sucos de coloração escura, devem ser evitados durante o uso do aparelho invisível para que não ocorra manchas. Para garantir um acessório limpo e transparente, é importante retirá-lo antes das refeições. É fundamental que o paciente se dedique e esteja comprometido com os resultados.
Você viu que esse dispositivo pode ser retirado da boca, mas é fundamental que ele permaneça em uso como indicado pelo ortodontista ou as movimentações não vão acontecer conforme o esperado, os resultados podem ser perdidos e o tratamento atrasado. É preciso que o paciente siga à risca as recomendações do especialista e use o aparelho pelo máximo de tempo. Em especial no caso de crianças e adolescentes, que podem esquecer de recolocar o dispositivo ou ficar sem ele quando não estiverem sendo monitorados.
Mín. 19° Máx. 22°