Com intuito de preservar a cultura da manualidade e difundir a herança do artesão, a Michaelangelo Foundation, instituição sem fins lucrativos criada na Suíça para incentivar e promover o trabalho e a valorização do profissional criativo, todos os anos cria maneiras para desenvolver projetos que ampliem essa divulgação ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade única de intercâmbio e colaboração entre o craft e o design. Uma delas é a Homo Faber, movimento centralizado no artesão que desenvolve programas educacionais para as próximas gerações, e que conta com uma Bienal internacional e um Guia como plataforma curatorial que mapeia diversos espaços dedicado a essa cultura espalhados pelo mundo.
Esta e outras iniciativas são difundidas mundo a fora por meio de instituições parceiras, que buscam ampliar cada vez mais esta comunidade trazendo artesãos de várias partes para representar diferentes culturas. No Brasil, a Michaelangelo Foundation é representada pelo Istituto Europeo di Design, o IED, por meio de parceria que busca encorajar o crescimento de um novo movimento cultural que potencialize o estímulo de ideias, intercâmbio e novos projetos, além de buscar gerar mais oportunidades de trabalhos para estes profissionais.
Como parte desta jornada, alunos em desenvolvimento de projetos são constantemente avaliados pelos representantes da instituição Suíça para que, de alguma forma, possam integrar esta comunidade diretamente da Homo Faber, em Veneza, na Itália.
Um desses talentos criativos é a carioca Barbara Calomeni, que cursou o One Year Design de Moda no IED Rio e foi selecionada para ser embaixadora da Homo Faber 2024. Bárbara, que sempre foi conectada com movimentos sustentáveis, teve o primeiro contato com o projeto pelo IED e resolveu se candidatar na categoria beadwork, dedicada a trabalhos com miçangas.
"Selecionei a categoria de beadwork (trabalho com miçangas) e minha coleção de conclusão do curso se chamou Ventura, na qual construí dois looks através da técnica do upcycling, contando a história da minha herança com o artesanato, que veio através da minha mãe. Depois tive que apresentar meu portfolio e passar por um processo de seleção com entrevista, sendo impulsionado a falar de mim em italiano nela. Estou aprendendo a língua desde então."
"O programa é minha maior oportunidade profissional até agora, e me sinto completamente conectada e capaz de exercer, além de realizada por descobrir que existe uma bienal inteira dedicada ao artesanato e tantas pessoas ao redor do mundo interessadas e fazendo com que isso seja cada vez mais valorizado", conclui a estudante.
O projeto conta com 60 Young Ambassadors do mundo todo, com idades entre 18 e 35 anos que estarão reunidos durante o mês de setembro para a Bienal Homo Faber, em Veneza. "Vamos chegar no dia 19 de agosto para um treinamento na Fondazione Giorgio Cini e já ficamos para a Bienal em Veneza, que acontece no mesmo local. Nossa missão como embaixadores é intermediar as obras expostas na bienal, transmitindo energia e conhecimento sobre artesanato e a atmosfera do evento, que tem como tema central a Jornada da vida, dividido em espaços como: Nascimento, infância, herança, celebração, amor, jornadas, natureza, sonhos, diálogos e pós vida, em sequência".
Para Gianfranco Pisaneschi, diretor de marketing do IED Brasil, a importância desta parceria vai muito além de expandir conexões e abrir fronteiras. “Estamos de alguma forma buscando manter viva a cultura do fazer com as mãos, do processo manual, onde a criatividade possa ser sentida de forma única por diferentes olhares e compreensões”, completa.
Como a única instituição voltada 100% ao design que oferece cursos de graduação e pós no Brasil, o IED constantemente promove encontros presenciais e atividades, como talks, rodas de conversa e workshops com especialistas no campo do design a fim de disseminar a evolução e valorização do design nas cidades por onde atua. Para essa e outras novidades, eventos e informações sobre os cursos e processo seletivo, acesse o site do IED no Brasil e @ied_sp e @iedrio nas redes sociais.
Sobre o IED
Com quase 60 anos de história e inaugurado no Brasil em 2005 em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2014, O IED ocupa a posição de melhor faculdade de Design e a única integralmente dedicada ao assunto no Brasil. Os cursos oferecidos são de Graduação, Extensão e Pós, além de oficinas e academias. O IED carrega em seu nome 58 anos de história internacional, com 300 cursos de Pós-Graduação, mais de 10 mil estudantes ao ano, 3 mil docentes em suas sedes e mais de 100 títulos de cursos de Graduação, onde mais de 100 mil ex-alunos em 100 nacionalidades diferentes ao todo já cursaram.
Sobre a Michaelangelo Foundation
A Michaelnagelo Foundation é uma organização internacional sem fins lucrativos que celebra e preserva o artesanado e fortalece a sua ligação aos mundos do design, da hospitalidade e das artes em geral. A ideia é auxiliar as pessoas a redescobrirem a capacidade da mão humana para criar e apoiar aqueles que o fazem de melhor, os excepcionais mestres artesãos contemporâneos, que utilizam tradições, competências e conhecimento de longa data para produzir objetos com criatividade, habilidade artesanal e o mais alto nível de excelência.
Mín. 19° Máx. 22°