Para a higienização completa da boca, precisamos passar fio dental e escovar os dentes e gengivas e não podemos deixar de incluir a escovação da língua. Sua superfície é áspera devido as papilas e tonsilas, por onde os alimentos e bebidas passam, um local de grande retenção de resíduos e de acúmulo de bactéria.
Se não higienizada corretamente, forma-se uma saburra na língua, que é um material esbranquiçado formado por restos de alimentos e por células mortas que descamam da mucosa bucal, transformando em refeições para as bactérias, que liberam odores, ocasionando mau hálito.
É normal ver que as pessoas se preocupam com a higienização bucal e se esquecem da língua ou achar que ela não necessita de limpeza em todas as escovações. O que poucos sabem é que a língua acumula tantas bactérias quanto os dentes, devido a sua superfície rugosa.
É importante realizar diariamente a higienização da língua e a remoção da saburra, junto com a escovação dos dentes. As cerdas da escova de dente podem também ser utilizadas para a higienização da língua, é só, escovar toda a extensão da língua como se estivesse varrendo. Começando pela parte de trás da língua, coloque a língua o mais para fora possível, “varra” de dentro para fora toda a superfície da língua.
Algumas escovas, contam com um limpador de língua na parte de trás, que deve ser utilizado da mesma forma que as cerdas. Existem no mercado diferentes tipos de aparatos voltados para a limpeza da língua, como os limpadores ou raspador lingual, em diferentes formatos.
Deve ser um hábito diário, para prevenir a cárie, a gengivite e o odor. É comum em alguns casos sentir ânsia de vômito, ao higienizar a língua, pois você aproxima sua escova na úvula (garganta), causando esse incomodo. O ideal é ir acostumando aos poucos e não deixar de escovar.
Peça também orientação ao seu dentista. Tenha sempre em mente que a boca precisa sempre de cuidados especiais, pois dela depende a saúde de nosso organismo.
Mín. 19° Máx. 22°